Motores a combustão interna
Nossas pesquisas estão focadas no entendimento físico e termo-químico dos processos transientes que ocorrem em motores de combustão interna os quais afetam a eficiência térmica e as emissões tanto de gases de efeito estufa como de poluentes.
Atualmente, a maioria dos estudos científicos, conduzidos pelas necessidades industriais e globais para o desenvolvimento de uma nova geração de motores de alta eficiência e baixo nível de emissão, direcionam-se para estratégias avançadas de controle do processo de combustão. As estratégias incluem: alta densidade energética, combustão em baixa temperatura, empobrecimento da mistura reagente, estratificação tanto de combustível como temperatura e uso de biocombustíveis.
O LabCET realiza estudos nos seguintes processos de combustão: motores de ignição por centelha (spark ignition engines – SI engines), motores de ignição por compressão (compression ignition engines – CI engines) e motores por compressão em mistura homogênea (Homogeneous Charge Compression Ignition- HCCI) e as derivações deste último.
Nossos temas de interesse específos na linha de pesquisa de motores a combustão interna são:
- Modelagem de auto-ignição (knocking) em motores de ignição por centelha
- Combustão por compressão em mistura homogênea (HCCI)
- Combustão de óleo vegetal in-natura em motores de ignição por compressão
- Simulação da combustão em motores de ignição por compressão
- Pré-ignição em motores de ignição por centelha
- Projeto de motor de ignição por compressão
No link acima podem-se obter informações e acessos a fóruns de discussões em que pesquisadores e desenvolvedores compartilham seus trabalhos tanto na área computacional quanto na experimental.
Referências
Wijngaarden, B. Numerical study of HCCI combustion of PRF mixtures compared with PCCI experiments. Berlin: Technical Universities of Berlin (TUB), Technical Universities Eindhoven, 2008.