Curso de Motores de Combustão Interna Extracurricular
O curso de manutenção em motores apresenta a contextualização histórica de máquinas térmicas, a noção teórica dos conceitos e fenômenos que as definem, abordando classificação dos seus componentes principais e sua subdivisão em sistemas. Além disso, são abordados tópicos sobre termodinâmica, fluidodinâmica e mecânica dos sólidos que são à base da ciência dos motores a combustão interna.
A maior parte do curso está reservada às atividades práticas. Nesta etapa o aluno terá condições de familiarizar-se com os inúmeros componentes do motor, através da desmontagem, limpeza das peças e remontagem do motor para funcionamento pleno. Posteriormente são realizados os ajustes para que o motor seja posto em funcionamento e a partir daí, realizadas as regulagens. O curso conta com atividades referentes a combustíveis, emissões gasosas e lubrificantes, analisados através de sua classificação e conceitos de segurança e qualidade. A seguir segue uma descrição detalhada do curso.
1. Objetivos Principais
Preparar o aluno para acompanhamento e atuação no serviço de manutenção e recuperação de máquinas equipamentos e de motores automotivos e estacionários. Atuar na conservação de máquinas, interpretação de falhas e defeitos. Formar consciência crítica na proteção do meio ambiente e o uso racional de lubrificantes, combustíveis fósseis e alternativas renováveis. Gerar e difundir conhecimentos tecnológicos, introduzindo os conhecimentos básicos relacionados com a ciência dos motores, máquinas e equipamentos, com ênfase em manutenção corretiva, preventiva e preditiva sob a ótica do técnico de manutenção.
2. Atividades Principais
Desmontagem dos motores, máquinas e equipamentos; limpeza de peças; recuperação de peças; Montagem dos motores; Funcionamento. Regulagens. Análise de emissões (atividades práticas).
3. Resultados Principais
Capacitar e preparar o aluno para lidar com atividades práticas relacionadas a motores, máquinas e equipamentos; difundir os conhecimentos e trabalhos desenvolvidos no LabCET no âmbito dos projetos de engenharia mecânica.
4. Metodologia
O curso terá caráter prático, de modo a familiarizar o aluno com os motores, máquinas e equipamentos, bem como complementar a formação teórica em motores a combustão interna. As aulas teóricas serão expositivas utilizando-se projeção de slides. As aulas práticas serão ministradas com apoio de modelos esquemáticos, bem como, equipamentos de oficina, grupo geradores de tensão, bancada de dissipação elétrica, motores reais de automóveis e motocicletas, do ciclo Otto e Diesel, veiculares e estacionários, e bancada de análise para eletroinjetores (bicos injetores).
5. Natureza do curso
Curso de Atualização, de 31 até 120 horas, conforme item 3.1.2 do edital nº2/2016/PROEX. Não há pré-requisito especiais, exceto a exigência de escolaridade mínima para alunos da 8ª (oitava) série do ensino fundamental, e idade mínima de 14 anos.
6. Público alvo
Adolescentes, jovens e adultos, interessados nas ciências relacionadas às máquinas térmicas, mais precisamente a motores de combustão interna voltado para automóveis, motocicletas, motores Otto e Diesel, estacionários e automotivos.
7. Programação
01. Introdução; contexto histórico das máquinas térmicas. Conceitos relacionados com as propostas de manutenção Corretiva, Preventiva e preditiva. Noções gerais sobre máquinas térmicas. 02. Revisão dos conceitos básicos em motores de combustão interna ciclos Otto e Diesel 2t e 4t 03. Sistema de ignição; Sistema de alimentação; Sistema de válvulas; Sistema de transferência de energia; Sistema de lubrificação. 04. Procedimentos de desmontagem e montagem de motores. 05. Processos de recuperação de um motor a combustão interna. Retífica de motores. 06. Funcionamento e regulagem de motores de combustão interna; Interpretação de falhas. 07. Processos de medição: Pressão, temperatura e dimensões de um motor. 08. Testes com gasolina; Análise de emissões. 09. Teste de motores em bancada. 10. Injeção eletrônica.
8. Adicionais
Apostila completa projetada especialmente para o curso e material didático, tais como, vídeos e slides no formato virtual entregue ao aluno no início das aulas. Oferta de coffeBreak. O projeto oferece ainda: Espaço físico de oficina. Jalecos, protetores auriculares, óculos de proteção (EPIs), ferramentas manuais. São oferecidos para as atividades práticas motores de automóveis, grupos geradores, bancadas de análises de eletroinjetores, bancada de dissipação elétrica. Analisador de gases.
O curso é oferecido semestralmente durante o período de férias e divulgado em https://noticias.ufsc.br/ onde consta informações sobre o processo de inscrição
Coordenação: Gilson Nunes Maia
Contato: gilsonmaia@labcet.ufsc.br