Combustão
O estudo da combustão, atualmente, visa a exploração da geração e conversão de energia por meio da simbiose entre combustíveis fósseis e biocombustíveis visando a melhor compreensão dos processos de oxidação para motores automotivos, eletrogeradores, turbinas a gás e equipamentos industriais, bem como formas sustentáveis na cadeia produtiva de combustíveis.
Os desafios na pesquisa englobam questões que envolvem desde dinâmica molecular (métodos ab initio) e reações químicas elementares até processos macroscópicos de conversão de energia térmica em mecânica. A abordagem para os problemas é uma combinação simultânea entre o desenvolvimento de modelos teóricos, simulações numéricas, e validação experimental.
Nossos temas de interesse incluem:
Análise, previsão e medição de velocidade de chama laminar;
- Reator de Volume Constante (Constant Volume Reactor – CVR)
- Queimador de chama plana (Flat Flame Burner – FFB)
Análise, previsão e medição de atraso de ignição térmica (IDT);
- Ignição térmica de combustíveis em máquina de compressão rápida (RCM)
- Ignição térmica de combustíveis em tubo de choque de alta pressão (HPST)
- Previsão da ignição térmica em motores a combustão interna (knocking)
Combustão em meios porosos inertes e combustíveis;
- Propagação de chama laminar em meios porosos
- Combustão e conversão catalítica
Instabilidade e transição para turbulência
- Escoamento de transição em injetores de gás para cocção doméstica
Modelagem de combustão
- Redução de cinética química de oxidação de etanol
- Redução estática e dinâmica de mecanismos cinéticos detalhados de combustão de hidrocarbonetos